0080 - Relação entre IA e usuário é um ciclo contínuo de aprendizado e evolução
Atualizações frequentes e novidades como o “ChatGPT-4o com canvas” são exemplos de que há sempre algo novo para aprender.
Chegar à marca de 80 edições semanais da newsletter agenteGPT é, para mim, mais do que um marco numérico. É a prova de uma jornada de aprendizado, contínuo e prático sobre o impacto que a Inteligência Artificial generativa [em especial o ChatGPT] pode ter no meu, no seu, no nosso dia a dia. E acredite: a cada nova semana, no momento da curadoria e da escolha do tema de destaque, o que parecia ser o ponto final de um entendimento, logo se revela apenas o começo de uma nova etapa – a chegada do GPT 4o with canvas [leia mais abaixo] e o aprimoramento da interação por voz não me deixam mentir].
Desde o momento em que decidi me aprofundar no ChatGPT, o objetivo era claro: compreender como essa IA generativa pode, de fato, transformar a forma como trabalhamos, criamos e resolvemos problemas. A ideia sempre foi compartilhar com você minha experiência de usuário, a descoberta de métodos e procedimentos que fazem diferença na minha rotina – e, mais importante, que podem fazer a diferença na sua.
Seja nas oficinas que ministro ou nas consultorias de implementação do ChatGPT [com construção de GPTs customizados], o foco tem sido explorar as formas práticas de integrar a IA em fluxos de trabalho reais, melhorando a gestão de tempo e a produtividade. E sempre começando assim:
A tecnologia nos trouxe até aqui, mas nossa conversa é sobre comunicação e se fazer entender.
Essa está entre as grandes lições que aprendi ao longo dessas 80 edições da agenteGPT. Outra foi perceber que, assim como as IAs passam por constantes atualizações, a busca por novos conhecimentos também precisa ser incansável. Não se trata apenas de dominar uma ferramenta; é sobre se antecipar e entender as novas funcionalidades, testando, aplicando e ajustando o que for necessário para tirar o máximo de proveito.
Se eu pudesse resumir em uma frase o que esses 80 mergulhos semanais no mundo do ChatGPT me ensinaram, seria: a relação entre IA e usuário é um ciclo contínuo de aprendizado e evolução.
De um lado, temos uma tecnologia que nos desafia a pensar diferente, nos empurra para soluções criativas [use sua inteligência para usar a inteligência da máquina...].
De outro, estamos nós, que precisamos refinar e conhecer a fundo nossas necessidades e nossos métodos, entender como fazer os prompts mais eficientes e, principalmente, como integrar o ChatGPT nas demandas que realmente impactam nossas vidas profissionais.
Com isso, o que fica claro é que o processo de aprendizado nunca para. E é por isso que essa newsletter continua – semana após semana – trazendo insights, testes e práticas para que você possa não só entender, mas viver as mudanças que a IA generativa pode proporcionar. Espero que meu propósito esteja sendo relevante para os assinantes assim como tem sido para mim. Afinal, tanto a IA quanto nós ainda temos muito a aprender.
Dê seu apoio para mais conteúdo
A agenteGPT conta com a opção de assinatura paga da newsletter [apenas R$ 10,00 mês ou assinatura anual com desconto] no modelo não-obrigatório. Ou seja, você ainda consegue acessar o conteúdo gratuitamente, mas quem dá seu apoio financeiro, além do incentivo extra para que eu continue produzindo a newsletter, terá acesso ao arquivo completo da agenteGPT e receberá conteúdos exclusivos com foco em dicas para melhor uso de ferramentas como ChatGPT e Gemini.
Acesse e assine.
GPT COM CANVAS
🎨 Nova interface para interação
A OpenAI lançou uma nova interface para interagir com o ChatGPT, ainda em fase beta, chamada ChatGPT-4o com canvas [não confundir com o Canva que você usa para criar imagens] e que reforça o papel da IA como assistente para tarefas de escrita e codificação.
A nova interface foi criada para permitir que os usuários façam alterações pontuais em textos ou códigos e peçam ajustes com base em um menu intuitivo [mudar tom, fazer resumos...]. Diferente do formato tradicional de bate-papo, com a nova interface é possível editar diretamente o conteúdo ou código enquanto recebe sugestões e feedbacks em tempo real.
Como ativar e usar
O acesso à novidade está restrita aos assinantes pagantes. Ao entrar no ChatGPT, o usuário deve ir no menu das versões de modelos e escolher a opção “ChatGPT-4o com canvas”. Em seu site, a OpenAI detalha todos os treinamentos realizados para ativar a funcionalidade automaticamente. Mas você pode simplesmente escrever “canvas”, “ativar canvas” ou “use canvas” no campo de prompts para abrir a interface e começar a trabalhar.
Precisava?
Minhas primeiras impressões foram positivas, do ponto de vista das tarefas de escrita. Fica prático trocar trechos, expressões ou até o tom do que se compartilha. Preciso fazer novos testes e estabelecer quando usar, mas mesmo em uma novo modelo, a interação continua sendo a base do uso do ChatGPT, mas agora maior agilidade. O usuário ainda precisa saber o que e como pedir para a IA executar e entregar o que se deseja.
Detalhe: só funciona quando o usuário escolhe o modelo ChatGPT-4o com canvas. Não funciona – ao menos, por enquanto –, nas interações dentro dos GPTs customizados, o que é uma pena.
Curiosidade
O Claude tem uma interface semelhante chamada Artifacts. Não tem um menu e tem dois comandos quando o usuário seleciona palavra ou trecho: melhorar [você diz o que quer] e explicar [o Claude detalha o que foi selecionado].
📎 Leia mais sobre o GPT 4o with canvas.
DE OLHO
👀 DevDay da OpenAI
Aconteceu no dia 1º, em São Francisco, a primeira das três edições do #DevDay2024. As próximas edições serão realizadas em Londres (30/10) e Cingapura (21).
📎 Veja o que foi compartilhando na edição de São Francisco.
IA GENERATIVA NO JUDICIÁRIO
🔍 ChatGPT é a mais popular
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que quase metade dos servidores e magistrados que responderam ao levantamento sobre o uso de Inteligência Artificial generativa já utilizam essas ferramentas em atividades judiciais. Entretanto, mais de 70% dos participantes afirmaram utilizá-las “raramente” ou “eventualmente”.
A pesquisa sobre “O uso da Inteligência Artificial Generativa no Poder Judiciário” entrevistou 1.681 magistrados e 16.844 servidores e, entre outros dados, revelou que o ChatGPT é o mais popular no Judiciário, citado como a IA mais utilizada, com 96% de uso entre magistrados e 94% entre servidores.
Veja as cinco tarefas que mais usam IA generativa:
❓ Perguntas sobre assuntos diversos – 70,9% (Magistrados) / 75,5% (Servidores)
📝 Geração de textos – 64,5% (Magistrados) / 64,7% (Servidores)
🔍 Pesquisa em geral – 47,7% (Magistrados) / 55,6% (Servidores)
📚 Resumo de textos e sistematização de textos – 47,1% (Magistrados) / 42,8% (Servidores)
🌐 Tradução de documentos – 20,5% (Magistrados) / 18,6% (Servidores)
📥 Faça o download da pesquisa “O uso da Inteligência Artificial Generativa no Poder Judiciário”
Leia também: 👨✈️ Pioneiro no uso de IA, TJSC adota Copilot
JUSTIÇA
🙌 Adote essa ideia
“Não importa se você está pensando em adotar, está em processo de adoção ou já adotou. Estou aqui para ouvir suas dúvidas, medos e expectativas. Como posso te ajudar hoje?”. Essa é a apresentação da Ágape, a IA do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) criada para dar suporte no processo de adoção de crianças e adolescentes no Estado.
📎 Acesse adocao.widelabs.com.br para conhecer a Ágape.
💼 DEU NA FORBES
A revolução da IA
Como o ChatGPT está transformando o rercado de trabalho [Forbes]
Por dentro do ChatGPT
O que a OpenAI faz com as suas pesquisas na plataforma [Forbes]
ASPAS
🔄 Na concorrência
“Tive dois anos incríveis na OpenAI fazendo o Sora. Obrigado a todas as pessoas apaixonadas e gentis com quem trabalhei. Animado para o próximo capítulo”.
Tim Brooks, um dos co-líderes do Sora, o gerador de vídeo por texto da OpenAI, ao anunciar que indo para o Google. “Vou me juntar ao Google Deep Mind para trabalhar na geração de vídeos e simuladores de mundo! Mal posso esperar para colaborar com uma equipe tão talentosa”. É o Google concorrendo atrás da OpenAI, literalmente…
Mas de acordo com o TechChurch, sua saída ocorre porque o Sora, supostamente, estaria passando por “contratempos técnicos” que o posicionam mal na comparação com outras IAs de vídeo como Luma e Runway. A conferir se a promessa de lançamento do Sora para o segundo semestre desse ano ainda se concretiza, quem sabe até em uma das edições do DevDay.
MEUS GPTs
GPTs ⚡ agenteINFORMA
Acesse e confira: linktr.ee/gpts.agenteinforma
IMPORTANTE
: Lembrando que os usuários da versão grátis podem degustar com limitações os GPTs da GPT Store. Saiba mais.
Saiba mais sobre GPTs personalizados:
💬 Consultoria, treinamento e monitoramento
Na página do monitorGPT no site da agenteINFORMA, você encontra as informações a contratação do serviço de construção de GPTs customizados.
agenteGPT no WhatsApp
Compartilhe sua experiência com o ChatGPT. Participe do grupo agenteGPT no WhatsApp, aberto para interação.
❤️ Siga no Instagram
🦋 Siga no BlueSky
Ainda não é assinante da newsletter?
Até a próxima edição.
📰 Sobre agenteGPT | 💖 Dê seu apoio | 🗂️ Arquivo | 📞 Fale com o editor |