Será que o lançamento do Sora, a IA da OpenAI que gera vídeos a partir de texto, era aguardado com grande entusiasmo e expectativa pelos usuários do ChatGPT? A resposta está no aviso exibido na tentativa de cadastro nesta segunda-feira (9), dia da chegada da novidade:
A criação de conta Sora está temporariamente indisponível. Estamos enfrentando tráfego pesado no momento e desabilitamos temporariamente a criação de conta Sora. Se você nunca fez login no Sora antes, volte em breve.
Maratona de lançamentos da OpenAI
A chegada do Sora é parte da maratona de lançamentos que a OpenAI iniciou no último dia 5. Serão 12 dias com 12 lives para anúncio de novas, grandes e pequenas coisas, como disse a empresa em um tweet no dia 4.
“A cada dia da semana, teremos uma transmissão ao vivo com um lançamento ou demonstração, alguns grandes e alguns presentes de Natal”, escreveu o CEO da OpenAI, Sam Altman, reforçando a iniciativa, mas abrindo uma enorme brecha para muitas especulações. E praticamente todas que monitorei nas redes sociais falaram do Sora.
Sem acesso ainda, li alguns posts com impressões muito positivas de usuários sobre a ferramenta. Muitas referências à qualidade dos vídeos gerados, comparações com concorrentes como a chinesa Kling [Sora melhor, pelo o que li] e destaque para o aspecto profissional da ferramenta, como pode ser constatado no vídeo abaixo que mostra algumas das funções do Sora.
ACESSO - O Sora está ou estará inicialmente acessível apenas para assinantes dos planos Plus e [o recém-lançado] Pro do ChatGPT, sem custo adicional.
FORMATO, TEMPO E RESOLUÇÃO - permite criar vídeos de diferentes formatos (widescreen, vertical, quadrado) com tempo de duração e resolução que dependeram do tipo de conta do usuário e quantos créditos ele possuir.
Por exemplo, como usuário Plus, poderei criar até 50 vídeos com resolução de até 720p e duração de 5s.
ENCRENCA - Usuários na União Europeia, Suíça e Reino Unido terão que esperar mais tempo para acessar Sora. O lançamento por lá foi postergado devido a regulamentações locais. “Em geral, esperamos que novos produtos tenham lançamentos atrasados na Europa e que alguns simplesmente não possamos oferecer”, comentou o CEO no Twitter.
SEGURANÇA - Além disso, medidas de segurança restringem o upload de vídeos envolvendo pessoas reais, enquanto a criação de deepfakes ou conteúdos explícitos é monitorada de perto.
CRIADOS POR IA - Por fim, para garantir a integridade e autenticidade dos conteúdos produzidos, haverá a inclusão de metadados e marcas d'água visíveis, indicando claramente que foram criados por IA.
📎 Saiba mais sobre o aqui e aqui [com vídeos gerados].
Ousadia na largada da maratona
Antes do Sora, o modelo de raciocínio o1, lançado no primeiro dia de maratona, chegou prometendo um salto significativo em resolução de problemas complexos. Com um processamento mais aprofundado, o o1 já supera o GPT-4o em áreas técnicas como matemática avançada e programação competitiva, segundo a OpenAI.
No entanto, foi o lançamento do plano ChatGPT Pro que surpreendeu muita gente pelo valor: US$200 mensais. Os usuários ganham acesso ilimitado ao GPT-4o e à versões turbinadas dos novos modelos. Convenhamos, apresentar um plano 10 vezes mais caro que o atual ChatGPT Plus foi visto por muitos como um movimento ousado, ainda mais para começar uma maratona prometendo novidades [boas novidades…].
O que esperar do futuro?
A maratona é tanto um espetáculo de marketing quanto uma espécie de campo de provas, e 2024 terminará com a OpenAI consolidando (ou desafiando) seu papel como líder no mercado de Inteligência Artificial. E ainda não chegamos ao fim da maratona…
📎 A maratona pode ser acompanhada no site da OpenAI no link openai.com/12-days. Os anúncios são feitos às 15h [hora de Brasília].
Dê seu apoio para mais conteúdo
A agenteGPT conta com a opção de assinatura paga da newsletter [apenas R$ 10,00 mês ou assinatura anual com desconto] no modelo não-obrigatório. Ou seja, você ainda consegue acessar o conteúdo gratuitamente, mas quem dá seu apoio financeiro, além do incentivo extra para que eu continue produzindo a newsletter, terá acesso ao arquivo completo da agenteGPT e receberá conteúdos exclusivos com foco em dicas para melhor uso de ferramentas como ChatGPT e Gemini.
Acesse e assine.
✨ ENQUANTO ISSO, NA CONCORRÊNCIA…
Sorte
Gemini pode ter botão ‘Estou com sorte’ fixo na tela inicial [Olhar Digital]
Visão
Microsoft começa a testar ‘visão’ do Copilot no Edge; entenda [Olhar Digital]
O usuário quer saber…
DataChaz pergunta no Twitter:
“Por que usar #Claude em vez de #ChatGPT? Claude tem um limite de conhecimento quase um ano mais novo. Em termos de IA, isso é como uma década à frente, certo?”
IA E JORNALISMO
🙋♂️🤖 Dona de Marie Claire fecha parceria com OpenAI
A OpenAI e a Future, plataforma de mídia com mais de 200 marcas globais, entre as quais Marie Claire, PC Gamer, firmaram uma parceria para integrar conteúdos especializados diretamente ao ChatGPT. Com isso, a exemplo dos outros grupos de mídia parceiros da OpenAI, os usuários da IA agora terão acesso a artigos de veículos da Future com links para as fontes originais.
A Future já utilizava tecnologias da OpenAI para desenvolver chatbots e otimizar operações de marketing e editorial. Segundo o CEO da Future, Jon Steinberg, essa parceria amplia o alcance do conteúdo da empresa, utilizando o ChatGPT como canal para atrair novos públicos e fortalecer comunidades.
📎 Leia mais.
Editado e revisado por agenteGPT a partir de resumo feito pelo ChatGPT, identificado pelo uso dos emojis 🙋♂️🤖 ao lado do intertítulo, conforme regras da newsletter.
ASPAS
✨ Passos da regulamentação
“Este é o primeiro passo. Ficou muito claro que outras legislações pertinentes adequadas à realidade do mundo digital devem ser feitas durante o tempo e a gente já sabe da dificuldade que é fazer isso aí com um ponto de equilíbrio que garanta os direitos individuais e que, ao mesmo tempo, mantenha a capacidade de desenvolvimento da vida humana em convivência com a IA, que ainda vai nos mostrar muitas novidades”.
Senador Eduardo Gomes (PL-TO), autor do relatório sobre a regulamentação da Inteligência Artificial (IA), aprovado pela comissão temporário do Senado na última quinta-feira (5) e que deve ser votado em Plenário nesta terça-feira (10).
Sobre IA Generativa:
Regras específicas serão aplicadas.
Antes de entrarem no mercado, sistemas de IA devem passar por avaliação preliminar de classificação de risco.
É necessário identificar e mitigar riscos aos direitos fundamentais, ao meio ambiente, à liberdade de expressão, à integridade da informação e ao processo democrático.
Devem ser projetados para reduzir o consumo de energia, recursos e a geração de resíduos.
O processamento de dados deve estar em conformidade com as exigências legais.
Conteúdos sintéticos (textos, imagens, vídeos e áudios) gerados ou alterados por IA devem incluir metadados que atestem sua autenticidade e origem.
Fonte: Agência Senado
📎 Leia mais.
COM BASE NAS INTERAÇÕES
📝 Novo prompt para aprender com o ChatGPT
Os prompts que ajudam a abrir novos caminhos de aprendizado e novos conhecimentos, destaque na edição 0088 da agenteGPT, não param de pipocar nas redes sociais. Trago mais uma para cá:
AUTOCONHECIMENTO - Com base nas minhas interações, me diga algo que eu nunca saberia sobre mim mesmo e algo que eu precise melhorar.
SPOTIFY COM GOOGLE
🎧 Retrospectiva com IA
Como sempre acontece, a retrospectiva do Spotify “bombou” nas redes sociais. Mas infelizmente, os usuários brasileiros da plataforma ficaram de fora de uma ação inovadora: uma parceria com o Google que transforma a lista em um podcast criado por Inteligência Artificial no NotebookLM.
Por tempo limitado, somente no aplicativo, o usuário do Spotify escolhia a opção no menu a opção de criar um podcast a partir de seus dados de 2024. A partir disso, era gerado o áudio pela IA com dois apresentadores do NotebookLM papeando sobre as faixas, artistas favoritos do ouvinte e outras informações, fornecendo uma narrativa personalizada e comentando os gostos musicais destacados ao longo do ano.
📎 Leia mais.
O que é NotebookLM?
De acordo com o Google:
O NotebookLM é um colaborador de IA personalizado que ajuda você a pensar da melhor forma possível. Depois de fazer upload dos seus documentos, o NotebookLM se torna um especialista instantâneo nessas fontes para que você possa ler, fazer observações e colaborar com ele para refinar e organizar suas ideias.
Ou seja, tem grande potencial para servir como caderno de anotações para estudos ou desenvolvimento de grandes projetos com repositório de documentos e interação com IA para gerar perguntas e respostas sobre o assunto em foco.
NotebookLM na prática [ou quase]
A ferramenta de podcast do NotebookLM, que transforma conteúdos estáticos (PDFs, docs, etc.) em áudio, ainda não está disponível em português. Mas com uma “pequena gambiarra” para os gringos falarem português [ou algo parecido], fiz um teste e transformei uma das minhas apresentações sobre uso do ChatGPT em um podcast.
Não reparem na bagunça, voltarei ao NotebookLM em breve [é uma das minhas apostas para 2025 para desenvolver projetos], mas ainda assim com meu teste dá para ter uma ideia do potencial da ferramenta, especialmente, neste caso, para quem desenvolve podcasts e quer um conteúdo diferente no roteiro.
Ouça no player abaixo.
🕵️🌍 Leia agenteINFORMA no Terra: Por que alguns têm medo de admitir que usam Inteligência Artificial?
MEUS GPTs
GPTs ⚡ agenteINFORMA
Acesse e confira: linktr.ee/gpts.agenteinforma
IMPORTANTE
: Lembrando que os usuários da versão grátis podem degustar com limitações os GPTs da GPT Store. Saiba mais.
Saiba mais sobre GPTs personalizados:
💬 Consultoria, treinamento e monitoramento
Na página do monitorGPT no site da agenteINFORMA, você encontra as informações a contratação do serviço de construção de GPTs customizados.
agenteGPT no WhatsApp
Compartilhe sua experiência com o ChatGPT. Participe do grupo agenteGPT no WhatsApp, aberto para interação.
❤️ Siga no Instagram
🦋 Siga no BlueSky
Ainda não é assinante da newsletter?
Até a próxima edição.
📰 Sobre agenteGPT | 💖 Dê seu apoio | 🗂️ Arquivo | 📞 Fale com o editor |