0084 - ChatGPT Search briga com Google, mas também amplia potencial da IA como assistente
Mais do que trocar o "Dá um Google" pelo "Pergunta pro ChatGPT", novidade dá maior agilidade e utilidade para a IA na execução de múltiplas tarefas.
Se você leu a edição 0083 da agenteGPT, viu que o CEO da OpenAI, Sam Altman, havia insinuado nas redes sociais que traria um presente para os usuários do ChatGPT no clima de comemoração dos dois anos de lançamento da IA. Uma das apostas que fiz foi que seria anunciado o SearchGPT, o buscador da OpenAI.
Mas errei por pouco: o que foi anunciado no dia 31 foi o ChatGPT Search ou a busca web facilitada e integrada ao ChatGPT, utilizando a estrutura e o aprendizado desenvolvido pela OpenAI na construção do SearchGPT.
O anúncio chegou com barulho com a promessa de transformar a interação com o ChatGPT e, por tabela, acirrar ainda mais e duplamente a disputa com o Google – pelo mercado de IA generativa e pelo mercado de buscas.
A nova ferramenta de busca oferece aos usuários acesso direto a dados atualizados, como cotações financeiras, notícias de última hora, acesso a links, previsão do tempo e muito mais, sem a necessidade de alternar para outro buscador.
Embora o ChatGPT já versão paga possua a funcionalidade “navegação web” para realizar buscas quando instruído a “pesquisar na internet”, essa nova funcionalidade agiliza a interação [marcando o botão “web” 🌐 no campo de mensagem] e a obtenção de respostas mais precisas, tornando a experiência mais integrada e fluida.
Sinais, fortes sinais…
A chegada do ChatGPT Search não é o primeiro sinal de que a OpenAI quer brigar com o Google pelo protagonismo também no segmento de buscas. O anúncio do SearchGPT, em julho, ainda sem data prevista de lançamento, foi o mais evidente, mas não o único.
Antes, como registrei na newsletter de 2 de abril, ao liberar o acesso ao ChatGPT sem necessidade de logar, a OpenAI vislumbrava mostrar mais sua IA como uma ferramenta de busca. Brinquei naquela edição que logo estaríamos trocando o “dá um Google” pelo “pergunta pro ChatGPT”.
E parece que esse dia chegou, mas ainda vou insistir na newsletter, palestras e consultorias que usar a IA generativa só como “Google” ou site de busca é desperdiçar o potencial da ferramenta como assistente. Na minha opinião e pela minha experiência de usuário até aqui, essa atualização expande o ChatGPT e amplia seu potencial como assistente multitarefas, agora com busca...
Digo isso mesmo que a nova busca não esteja disponível nos GPTs customizados [tecnicamente faz sentido, mas ainda dá para usar a função “pesquisar na internet”], só no GPT-4o [o “ChatGPT raiz”]. Mas para quem já explora as versões personalizadas em suas rotinas, como é o meu caso, essa integração traz uma camada adicional de utilidade para o ChatGPT, ao fornecer acesso a informações atualizadas que podem fazer diferença nas diferentes tarefas.
Experimentem a busca, por exemplo, fornecendo um link de um blog ou uma editoria e pedindo para o ChatGPT para acessá-lo e estudar a linha editoria e os temas mais correntes dos posts/notícias. Depois da respostas, se preferir, adicione seu GPT customizados na conversa [veja como] e peça para ele produzir uma planilha de novos conteúdos. Funcionou muito bem no teste que fiz.
Acesso e extensão
Por enquanto, o ChatGPT Search está disponível para os assinantes dos planos Plus e Team do ChatGPT. Em breve, será expandida para usuários corporativos e educacionais e, segundo a OpenAI, com planos de lançamento gradual para usuários gratuitos nos próximos meses.
E além da funcionalidade dentro do ChatGPT, a empresa também está divulgação uma extensão do Chrome que transforma o ChatGPT Search no buscador padrão do navegador [na casa do amiguinho…]. A extensão, útil para quem tem conta plus, transforma a área da URL num campo de busca e abre o ChatGPT com a resposta e lista de fontes numa coluna à direita. A extensão está aqui.
Saiba mais no perguntas e respostas abaixo.
Perguntas e respostas sobre o ChatGPT Search
O que é o ChatGPT Search?
O ChatGPT Search é uma nova funcionalidade do ChatGPT que permite aos usuários buscar informações atualizadas diretamente na web, fornecendo respostas com citações e links para as fontes originais.
Como o ChatGPT Search é diferente do ChatGPT tradicional?
Ao contrário do ChatGPT tradicional, que responde com base em dados até o seu limite de treinamento, o ChatGPT Search pode acessar a web em tempo real para fornecer respostas mais atuais, especialmente para eventos recentes e informações dinâmicas.
Quais modelos de IA são usados no ChatGPT Search?
O ChatGPT Search utiliza o modelo GPT-4o da OpenAI, otimizado para realizar buscas na web e oferecer respostas contextuais e atualizadas.
Como o ChatGPT Search cita as fontes de informação?
As respostas fornecidas pelo ChatGPT Search incluem links para as fontes originais dos dados, com citações integradas diretamente nas respostas, permitindo que os usuários verifiquem a autenticidade e o contexto das informações.
Que tipos de informações o ChatGPT Search cobre?
O ChatGPT Search oferece respostas para uma ampla gama de tópicos, incluindo notícias de última hora, previsão do tempo, esportes, turismo, restaurantes e até mapas de locais específicos.
Como a OpenAI garante a qualidade das informações fornecidas pelo ChatGPT Search?
A OpenAI colabora com provedores de notícias e dados, como News Corp. e Axel Springer, para incluir informações confiáveis e atualizadas, permitindo que o ChatGPT Search priorize fontes relevantes e bem embasadas.
O ChatGPT Search exibe preferências para determinados sites ou editores?
Não. Embora tenha parcerias com algumas empresas de mídia, o ChatGPT Search não dá preferência a essas fontes específicas. Qualquer site pode ser referenciado, contanto que ofereça informações relevantes e de qualidade.
É possível ajustar ou ativar/desativar o ChatGPT Search?
Sim, os usuários podem ativar ou desativar o ChatGPT Search conforme a necessidade. Isso permite que o chatbot funcione como uma ferramenta de IA tradicional ou que realize buscas em tempo real.
Como a OpenAI lida com o risco de erros ou desinformação nas respostas do ChatGPT Search?
A OpenAI está ciente do risco de desinformação e trabalha constantemente para melhorar a precisão. Além disso, para informações críticas, como resultados eleitorais, o ChatGPT Search encoraja os usuários a consultarem fontes oficiais.
O ChatGPT Search substituirá o Google ou outros motores de busca?
A proposta do ChatGPT Search não é substituir mecanismos de busca tradicionais, mas sim oferecer uma alternativa com respostas integradas e contextuais, em um formato de conversa que facilita a experiência de busca para os usuários.
O que achou da novidade?
Cm informações do site da OpenAI.
Dê seu apoio para mais conteúdo
A agenteGPT conta com a opção de assinatura paga da newsletter [apenas R$ 10,00 mês ou assinatura anual com desconto] no modelo não-obrigatório. Ou seja, você ainda consegue acessar o conteúdo gratuitamente, mas quem dá seu apoio financeiro, além do incentivo extra para que eu continue produzindo a newsletter, terá acesso ao arquivo completo da agenteGPT e receberá conteúdos exclusivos com foco em dicas para melhor uso de ferramentas como ChatGPT e Gemini.
Acesse e assine.
ASPAS
💥 Impacto no tráfego
“Esse passo agora do Chat GPT com toda certeza é um passo muito impactante e que pode vir a ameaçar o império do Google, mas o que eu gosto sempre de falar é que o Google tem a seu favor o hábito de consumo das pessoas há mais de 20 anos. Algumas pessoas perguntam quanto vai impactar os sites, quanto vai impactar o SEO. Vai impactar. O tráfego dos sites vai cair, mas as pessoas continuarão buscando e as pessoas continuarão comprando.”
Diego Ivo, CEO da agência Conversion, especialista em SEO, em post no LinkedIn, sobre a chegada do ChatGPT Search. Para ele, “o modo de criar estratégias para estar presente nas buscas é que vai mudar”.
Mas como aparecer nas buscas do ChatGPT?
Jon Henshaw, do site Coywolf, publicou um texto respondendo tecnicamente a pergunta acima.
Ele escreve que a OpenAI fornece um método que permite que sites apareçam nos resultados de busca do ChatGPT, enquanto bloqueia o uso do conteúdo desses sites para treinar seus modelos de IA. Para isso, os sites devem garantir que o bot da OpenAI, OAI-SearchBot
, e o Bingbot
não estejam bloqueados em seus arquivos de exclusão (robots.txt).
Esses bots são responsáveis por rastrear os sites e incluí-los nos resultados de busca do ChatGPT, mas não para treinar modelos de IA. Assim, os editores podem ser encontrados nas buscas do ChatGPT sem que seu conteúdo seja usado para treinamento de IA.
📎 Leia o post completo no Coywolf.
Anote aí
E tanto os impactos no SEO quanto os “segredos” para aparecer nas buscas do ChatGPT vão dominar o debate pelo menos até a próxima novidade da OpenAI ou de outro concorrente no mercado de IA.
A propósito…
Compartilhei no meu LinkedIn um teste de busca para ver como sites dos quais participo aparece no ChatGPT Search. Confira aqui.
ESPELHO, ESPELHO MEU
🤳 Egosearch liberado
Uma das primeiras trends pós-ChatGPT Search apareceu no Twitter e sugere um “egosearch” aprimorado de usuários cadastrados no ChatGPT e com opção de memória ativada.
Ative o botão “busca” e coloque as instruções abaixo no campo de mensagem:
Encontre tudo sobre mim na web [coloque algumas informações como nome completo, profissão, área de trabalho, interesses, cidade…]
Salve os dados na memória
Crie meu relatório detalhado de personalidade
Encontre a próxima grande coisa que posso fazer de acordo com meu relatório
Crie um plano de carreira acionável
Se tentar, deixe nos comentários o que achou do resultado.
IA E JORNALISMO
✨ Portas abertas
O Núcleo Jornalismo fez um levantamento entre os cerca de 4 mil veículos online mapeados pelo Atlas da Notícia, mostrou que 65% possuem o arquivo robots.txt (que define regras de acesso para essas empresas), mas apenas 1,2% bloqueiam o uso por agentes de Inteligência Artificial.
Ou seja, mantém as “portas abertas” para que empresas como OpenAI, Perplexity, Anthropic, Google e Meta acessem esses sites jornalísticos do Brasil e usem o conteúdo para treinar seus modelos de Inteligência Artificial.
📎Confira a lista dos sites mapeados e como impedir o acesso.
🗺️ Saiba mais sobre o Atlas da Notícia.
2025
🙋♂️🤖 Tendências para IA
A Exame ouviu especialistas para identificar as principais tendências para IA em 2025. Confira:
Fluxos agênticos: Essa abordagem conecta múltiplos agentes de IA para realizar tarefas complexas de forma colaborativa. Esses fluxos distribuem tarefas entre agentes especializados, aumentando a precisão e reduzindo custos operacionais, especialmente em setores que demandam agilidade, como atendimento ao cliente e finanças.
Modelos de Linguagem Menores (SLMs): Focados em contextos específicos, os SLMs oferecem alta precisão com menor consumo de recursos, permitindo que empresas adotem IA de maneira mais econômica e sustentável.
Democratização da IA: Essas inovações possibilitam que empresas de qualquer porte acessem tecnologias avançadas, promovendo igualdade competitiva em áreas como marketing e operações, e permitindo que empresas menores também aproveitem os benefícios da IA.
📎 Leia mais.
O conteúdo do site da Exame foi editado e revisado por agenteGPT a partir de resumo feito pelo ChatGPT, identificado pelo uso dos emojis 🙋♂️🤖 ao lado do intertítulo, conforme regras da newsletter.
🏛️ GOVERNAMENTAIS
Projetos de inovação
Governo firma parceria com Porto Digital para exploração de IA [Agência Brasil]
Para superar divisão
Países do G20 defendem cuidados com uso de IA na educação [Agência Brasil]
EVENTO
🎤 ACAERT Talks
É sábado, dia 9 de novembro, em Florianópolis, o ACAERT Talks, evento promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV voltado para os profissionais das redações de todo o estado de Santa Catarina. Estarei no evento para falar sobre uso da IA na rotina das emissoras.
➡️ Saiba mais sobre o ACAERT Talks.
EDIÇÃO EXTRA
Leu a edição extra da agenteGPT?
🕵️🌍 Leia agenteINFORMA no Terra.
MEUS GPTs
GPTs ⚡ agenteINFORMA
Acesse e confira: linktr.ee/gpts.agenteinforma
IMPORTANTE
: Lembrando que os usuários da versão grátis podem degustar com limitações os GPTs da GPT Store. Saiba mais.
Saiba mais sobre GPTs personalizados:
💬 Consultoria, treinamento e monitoramento
Na página do monitorGPT no site da agenteINFORMA, você encontra as informações a contratação do serviço de construção de GPTs customizados.
agenteGPT no WhatsApp
Compartilhe sua experiência com o ChatGPT. Participe do grupo agenteGPT no WhatsApp, aberto para interação.
❤️ Siga no Instagram
🦋 Siga no BlueSky
Ainda não é assinante da newsletter?
Até a próxima edição.
📰 Sobre agenteGPT | 💖 Dê seu apoio | 🗂️ Arquivo | 📞 Fale com o editor |