O lançamento do ChatGPT Search, a busca em tempo real do ChatGPT, foi até aqui a novidade mais impactante do mercado de Inteligência Artificial Generativa em 2024 por “invadir” oficialmente o espaço do Google.
E a novidade abre discussão em torno de dois cenários.
Busca na rotina dentro do ChatGPT
No primeiro, os usuários do ChatGPT passam pelo desafio de testar e definir como ChatGPT Search entra na rotina de uso da IA.
Para que serve?
Como usar?
Quando usar?
Em quais tarefas é mais eficiente?
A busca em tempo real pode ser relevante para mostrar dados e pesquisas mais recentes para a realização de tarefas como planejamento, pautas e textos [a última atualização do banco do ChatGPT é de outubro de 2023]. Mas o mais importante é nunca esquecer que o ChatGPT é, antes de ser um buscador, um assistente de tarefas e ativar o botão de busca é recomendado interagir com prompts e não somente uma pergunta ou poucas palavras soltas.
A OpenAI aposta que essa experiência de diálogo pode fornecer respostas mais profundas e personalizadas do que o Google. Afinal, ao conversar com o ChatGPT, não estamos apenas buscando uma resposta, mas usando a IA para resolver uma tarefa completa e contextualizada. Outro benefício é que o ChatGPT Search também elimina a necessidade de percorrer várias fontes, pois se compromete a exibir informações relevantes e confiáveis, com links para os sites de origem, algo essencial para quem valoriza fontes de credibilidade.
Como quebrar o hábito da busca?
O outro cenário é entender como a OpenAI poderá converter usuários do Google a adotar o ChatGPT como buscador padrão. O maior desafio, neste caso, é romper um hábito consolidado do amigo internauta: ter o Google como buscador padrão, digitar a busca na área da URL do Chrome, dar enter e abrir a página de resultados que é tão familiar.
Embora muitos possam imaginar que essa transição de buscadores possa ser imediata, a mudança e adaptação podem ser lenta. É provável que o ChatGPT Search se torne uma escolha de busca preferencial em cenários específicos, mas difícil de prever.
Por exemplo, na semana passada, instalei a extensão do ChatGTP Search no Chrome e confesso que foi estranho, muito estranho, escrever no campo do endereço e ser direcionado para o ChatGPT. Não assimilei a IA da OpenAI como página de buscador, apenas como página ou aplicativo de Inteligência Artificial generativa que tem uma busca.
O foto é estamos em um ponto de inflexão em relação ao modo como buscamos e consumimos informações online. Com o ChatGPT Search, o hábito de abrir o Google para qualquer dúvida está sendo desafiado por uma nova abordagem baseada em conversação e IA generativa. Porém, essa mudança de hábito não é automática e pode ser lenta.
O uso do Google como principal buscador criou um hábito quase automático tão enraizado que se tornou uma extensão de como processamos e resolvemos dúvidas online. O Google, ao longo do tempo, soube otimizar essa experiência para que seja não apenas rápida, mas previsível. Com o ChatGPT, a experiência é nova e exige um novo comportamento do usuário – o que nunca é fácil de assimilar rapidamente. Se o ChatGPT Search se tornará ou não o próximo grande nome em buscas é algo que só o tempo dirá.
Dê seu apoio para mais conteúdo
A agenteGPT conta com a opção de assinatura paga da newsletter [apenas R$ 10,00 mês ou assinatura anual com desconto] no modelo não-obrigatório. Ou seja, você ainda consegue acessar o conteúdo gratuitamente, mas quem dá seu apoio financeiro, além do incentivo extra para que eu continue produzindo a newsletter, terá acesso ao arquivo completo da agenteGPT e receberá conteúdos exclusivos com foco em dicas para melhor uso de ferramentas como ChatGPT e Gemini.
Acesse e assine.
CARTA DE FOZ DE IGUAÇU
⚖️ Uso de IA na Justiça
A União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa divulgou uma carta com recomendações para aplicação de Inteligência artificial por magistrados. O documento foi aprovado na Assembleia Geral Ordinária realizada em Foz do Iguaçu (PR), em 1º de novembro, reunindo as associações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Veja os principais pontos do documento:
Independência do Poder Judiciário: A IA deve ser usada de maneira ética, garantindo a autonomia do Judiciário e a confiança pública, evitando qualquer interferência de outros poderes.
Ferramenta de apoio ao juiz: A IA atua como suporte, com o Judiciário mantendo o controle exclusivo sobre seu desenvolvimento e administração. A decisão final é sempre intermediada e orientada pelo juiz.
Jurisdição e qualidade: Os juízes devem garantir que a IA não comprometa os direitos das partes, mantendo a função jurisdicional sem delegá-la a sistemas automatizados.
Humanismo e confiança: As decisões judiciais devem ser humanas e responsáveis. O juiz revisa o conteúdo sugerido pela IA para manter a confiança no sistema judicial.
Uso auxiliar com benefícios: A IA pode acelerar processos e padronizar procedimentos, mas deve atuar como ferramenta auxiliar, nunca substituindo o julgamento humano.
Consciência das limitações: Os juízes precisam entender as limitações da IA, especialmente sua falta de compreensão de contexto, para interpretar adequadamente cada caso e garantir justiça.
Controle do juiz: O juiz deve manter o controle sobre as decisões, usando a IA para melhorar a eficiência, sem transferir a responsabilidade de julgamento a sistemas automatizados.
Desenvolvimento autônomo: A IA deve ser desenvolvida pelo próprio Judiciário, sem interferência de órgãos externos, assegurando a independência e a autonomia do Judiciário.
Capacitação dos juízes: É essencial a formação contínua dos juízes para compreender as tecnologias de IA e usá-las de maneira ética e eficaz, promovendo uma cultura de aprendizado.
Suporte, sem substituição: A IA apoia, mas não substitui o julgamento humano. O juiz revisa todas as sugestões da IA para assegurar que a decisão seja resultado de análise criteriosa.
📎 Leia mais.
Leia também:
ROCK RURAL
🎸 “
Now and then”
Música dos Beatles restaurada por IA concorre ao Grammy [Olhar Digital]
🐄
Porteira aberta
Uso de Inteligência Artificial cresce no campo [Globo Rural]
ASPAS
🤸 Conta pro bonequinho*
“Ninguém está mais bem equipado para ajudar o governo Trump a fazer a América liderar em IA do que Elon Musk”.
Trecho da petição pública divulgada na sexta-feira (8) pelo grupo de defesa da IA sem fins lucrativos Americans for Responsible Innovation (ARI) que pede a Trump para fazer de Musk seu “conselheiro especial em IA”. O grupo diz que o dono do X está pode proteger a liderança dos Estados Unidos na tecnologia, ao mesmo tempo em que garante que a IA seja implementada com segurança.
📎 Leia mais.
*Expressão que ficou popular em Florianópolis por ser usada pelo comentarista esportivo Miguel Livramento (1942-2023) quando ele questionava alguma resposta ou comentário de atletas, técnicos e dirigentes de futebol mostrando a ponta do paletó. Tem o sentido “tás de brincadeira”, “queres me enganar”…
REGISTRO
🎤 Participação no ACAERT Talks
No último sábado (9), participei da primeira edição do ACAERT Talks, evento promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (ACAERT), abordando o uso de Inteligência Artificial generativa na redação de rádios e TVs, destacando o impacto do ChatGPT e a rápida evolução das ferramentas e do mercado.
O evento reuniu cerca de 200 participantes de todo o estado. Entre os tópicos que tratei, destaque para boas práticas de criação de prompts eficazes, desenvolvimento de GPTs customizados para necessidades específicas e as possibilidades de aplicação da IA para otimizar rotinas, aumentar produtividade e expandir a autonomia de planejamento, criação de conteúdo e uma série de outras tarefas da rotina dos profissionais.
Leia e ouça as reportagens da ACAERT sobre o evento.
O ACAERT Talks contou também com palestras de Milton Jung (CBN), Bruno Pacheco (JB FM), Maria Claudia Santos (Itatiaia) e Mariana Godoy (TV Record).
🕵️🌍 Leia agenteINFORMA no Terra
: Relatório global mostra números que reforçam pioneirismo e liderança do ChatGPT
EDIÇÃO EXTRA
Leu a edição extra da agenteGPT?
MEUS GPTs
GPTs ⚡ agenteINFORMA
Acesse e confira: linktr.ee/gpts.agenteinforma
IMPORTANTE
: Lembrando que os usuários da versão grátis podem degustar com limitações os GPTs da GPT Store. Saiba mais.
Saiba mais sobre GPTs personalizados:
💬 Consultoria, treinamento e monitoramento
Na página do monitorGPT no site da agenteINFORMA, você encontra as informações a contratação do serviço de construção de GPTs customizados.
agenteGPT no WhatsApp
Compartilhe sua experiência com o ChatGPT. Participe do grupo agenteGPT no WhatsApp, aberto para interação.
❤️ Siga no Instagram
🦋 Siga no BlueSky
Ainda não é assinante da newsletter?
Até a próxima edição.
📰 Sobre agenteGPT | 💖 Dê seu apoio | 🗂️ Arquivo | 📞 Fale com o editor |
É meu caro. Ir testando eqto aguardamos pra ver quem vence. Se quem já nos acostumou (google) ou a novidade da Open AI. (Abs)