0090 - Sora impressiona, mas há outros motivos para virar assinante do ChatGPT
O tráfego pesado que barrou o acesso ao Sora no dia do lançamento da IA de geração de vídeos por texto, não foi o único problemas da OpenAI durante sua maratona de anúncios de novidades e atualizações. Na quarta-feira (11), por volta das 21h30min (horário de Brasília) a empresa teve que lidar com uma queda nos servidores de todos os seus produtos e serviços por quase 4h30min.
Resolvido o problema [queres saber detalhes?], no dia seguinte, o acesso ao Sora foi finalmente liberado e assim foi possível conhecer na prática a grande estrela da maratona de 12 dias de anúncios de novidades e atualizações.
Como estamos no clima de Natal, escrevi um prompt para um momento natalino de cinco segundos entre um homem calvo de camiseta amarela, uma mulher ruiva e um cão da raça beagle [captou?].
Fiz [modo de dizer] outro vídeo também e o usei na montagem de um clipe [os detalhes estão no @agenteGPT.newsletter no Instagram]. A qualidade dos vídeos gerados é inegável e toda expectativa gerada em torno do Sora se confirmou. Mas para quem faz do ChatGPT seu assistente para múltiplas tarefas e não trabalha com produção de vídeos, o Sora entra na categoria “IA recreativa”, assim como Suno [minha preferida para perder o foco…], Kling e outras.
Ou seja, é inegável o impacto potencial do Sora no mercado audiovisual tanto em termos de inovação quanto de valorização da empresa junto aos atuais e futuros investidores.
O que mais impacta na rotina é o que decide pelo investimento em uma IA generativa
Vamos ser claros: o Sora é foda. A capacidade de criar vídeos com uma qualidade e realismo tão surpreendentes é algo que, até pouco tempo, parecia reservado para grandes produtoras de cinema. Mas, aqui, surge a grande questão: será que essa é a principal razão para você assinar o ChatGPT Plus? A minha resposta, como entusiasta da IA que busca resultados práticos, é não.
É o dia a dia com o ChatGPT, como compartilho aqui e nas minhas palestras e oficinas, que continua a entregar o verdadeiro valor da IA da OpenAI. E neste contexto, dentro da maratona dos 12 dias de novidades, recomendo prestar mais atenção e explorar os seguintes lançamentos:
PROJETOS NO CHATGPT: A OpenAI introduziu o recurso Projetos no ChatGPT, permitindo que os usuários organizem suas interações em pastas personalizadas. Com essa funcionalidade, é possível criar novos projetos, definir títulos e ícones, adicionar arquivos e fornecer instruções específicas para personalizar as respostas do ChatGPT. Além disso, os usuários podem incorporar conversas anteriores aos projetos, facilitando o acompanhamento e a continuidade do trabalho.
Essa funcionalidade poderá ser um divisor de águas para quem usa a IA para trabalho. Será como ter um assistente virtual que entende exatamente o que você precisa em cada contexto. Imagine a produtividade que isso vai gerar. O recurso está sendo disponibilizado inicialmente para assinantes do ChatGPT Plus, Pro e Teams, com planos de expansão para todos os usuários no futuro próximo.
BUSCA OTIMIZADA E PARA TODOS: O ChatGPT com o botão de busca em tempo real foi uma das boas novidades de 2024. Mas ganhou uma atualização nesta segunda-feira (16), oitavo dia da maratona, começando pela expansão do recurso para todos os usuários, incluindo os da versão gratuita.
A pesquisa é otimizada para dispositivos móveis, apresentando resultados semelhantes aos de motores de busca tradicionais, com imagens, vídeos do YouTube, avaliações e detalhes úteis sobre locais e serviços. Essa expansão visa tornar o ChatGPT uma ferramenta ainda mais poderosa e acessível para a obtenção de informações atualizadas e reforçar a disputa com o Google pelo mercado de buscas.
Como dá para perceber, se você está pensando em assinar o ChatGPT Plus, pense em tudo o que ele já faz e em como ele vai tornar sua vida mais produtiva. O Sora é incrível, sim, o acesso pode servir de exercício de interação e representa um futuro empolgante para demandas específicas [profissionais de agências digitais, por exemplo, são usuários em potencial], mas o verdadeiro poder do ChatGPT está em sua capacidade de raciocínio, aprendizado e adaptação para as múltiplas tarefas do seu dia a dia.
As outras atualizações da semana passada e desta segunda, que incluam ainda a interação por voz também com vídeo ao vivo e o acesso à interface e trabalho Canvas para mais usuários, comprovam isso: a OpenAI está focada em aprimorar a ferramenta que você já usa, que você já depende, que já é parte do seu fluxo de trabalho.
📎 A maratona continua até sexta (20) e pode ser acompanhada no site da OpenAI no link openai.com/12-days. Os anúncios são feitos às 15h [hora de Brasília].
Dê seu apoio para mais conteúdo
A agenteGPT conta com a opção de assinatura paga da newsletter [apenas R$ 10,00 mês ou assinatura anual com desconto] no modelo não-obrigatório. Ou seja, você ainda consegue acessar o conteúdo gratuitamente, mas quem dá seu apoio financeiro, além do incentivo extra para que eu continue produzindo a newsletter, terá acesso ao arquivo completo da agenteGPT e receberá conteúdos exclusivos com foco em dicas para melhor uso de ferramentas como ChatGPT e Gemini.
Acesse e assine.
GOOGLE NO ATAQUE
📝 Gemini 2.0 e novidades no NotebookLM
O Google se faz de morto diante da forma agressiva com que a OpenAI vem conduzindo os anúncios de novidades do ChatGPT e de suas demais ferramentas de IA. Estão todos olhando para um lado, mas de repente, surgem notícias sobre avanços do Google, mostrando a empresa indo ao ataque. E em bloco, como no caso da atualização do Gemini para a versão 2.0, que mereceu a participação de cabeças da empresa na página de anúncio, incluindo o CEO Sundar Pichai, que escreveu uma mensagem especial para a ocasião:
“É com muita satisfação que apresentamos o Gemini 2.0, o modelo mais avançado que já desenvolvemos. Entre seus novos recursos em multimodalidade estão a geração nativa de imagens e áudio, além do uso integrado de ferramentas, abrindo caminho para agentes de IA ainda mais sofisticados, que nos aproximam do objetivo de criar um assistente universal. Nosso foco é integrá-lo rapidamente aos nossos produtos, começando pela plataforma Gemini e pela Busca”.
📎 Leia mais.
De olho no NotebookLM
Escrevi na edição 0089 sobre o NotebookLM e destaquei meu interesse em usar mais essa plataforma do Google nem tão conhecida, mas aparentemente muito prática, útil e eficiente para estudos e projetos. E essa impressão tende a se confirmar com as novidades que a empresa anunciou na última semana e mereceu também uma menção na mensagem do CEO, citando que o foco por soluções com IA está sendo inspirador.
“Um exemplo marcante é o NotebookLM, que mostra como a multimodalidade e o contexto ampliado podem impactar positivamente a vida das pessoas, conquistando tantos admiradores”.
São três as novidades:
Nova interface intuitiva: projetada para facilitar a criação e gestão de conteúdos com base nas fontes do usuário.
Interação em tempo real: conversa do usuário diretamente com anfitriões de IA na função Audio Overview que geram conversa em áudio automaticamente.
NotebookLM Plus: a versão premium para usuários avançados, equipes e empresas, com recursos exclusivos e limites ampliados.
📎 Leia mais.
IA E JORNALISMO
📰 Nova fase da pesquisa com jornalistas brasileiros
A segunda fase da pesquisa Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros, conduzida pelo grupo Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas da ESPM-SP e apoiada pelo Jornalistas&Cia, revela que ferramentas de inteligência artificial estão transformando a rotina dos jornalistas no Brasil.
Como aliada do jornalista, a IA tem sido amplamente utilizadas para automatizar tarefas como revisão de textos, pesquisa de dados e transcrição de áudios, otimizando o tempo e elevando a qualidade do conteúdo produzido. No entanto, os profissionais alertam para a necessidade de supervisão humana constante.
O estudo também destaca que muitos jornalistas consideram seu conhecimento sobre IA limitado, enquanto identificam uma carência de treinamentos promovidos pelas empresas de comunicação.
Entre as principais preocupações estão o respeito aos direitos autorais, a transparência no uso de IA e a falta de originalidade nos materiais gerados. Além disso, os profissionais enfatizam a urgência de criar parâmetros claros e manuais de uso responsável da IA no jornalismo, algo que, segundo eles, ainda é negligenciado pela maioria dos veículos de comunicação.
📎 Os dados completos estão na edição do J&Cia desta semana [siga aqui].
Em tempo: a primeira fase da pesquisa foi o destaque da edição 0055 da newsletter, em abril.
Inaceitável
57% dos latinos são contra uso de IAs para produzir conteúdo jornalístico [Correio Braziliense]
A pesquisa apontou que 57% dos entrevistados nos quatro países [Argentina, Brasil, Colômbia e México] julgam ser inaceitável que a IA crie notícias com pouca ou nenhuma supervisão humana por trás. Já entre aquelas que desconhecem o uso da ferramenta para criação de notícias, 71% dos que desconhecem o uso da ferramenta dizem ser inaceitável.
PESQUISA
🙋♂️🤖 IA é prioridade, mas…
A IA é uma prioridade estratégica para 95% das empresas brasileiras. No entanto, a falta de metas claras e desafios como custos elevados e a escassez de especialistas limitam seu potencial. O estudo DXI 2024, conduzido pela Meta em parceria com a Fundação Dom Cabral, destaca como organizações estão lidando com essas barreiras enquanto buscam eficiência e inovação por meio da IA. Veja os principais dados:
Prioridade estratégica: 95% das empresas veem a IA como essencial, mas apenas 14% têm metas claras para projetos.
Desafios principais: Falta de conhecimento especializado (40%), integração com sistemas legados (14%) e custos elevados.
Setores em destaque: Tecnologia lidera em personalização e eficiência; manufatura enfrenta modernização e capacitação.
Foco principal: 80% das empresas usam IA para eficiência operacional, com forte adesão a ferramentas como chatbots.
Investimento necessário: Cultura organizacional, capacitação e parcerias são essenciais para superar barreiras.
Editado e revisado por agenteGPT a partir de resumo feito pelo ChatGPT, identificado pelo uso dos emojis 🙋♂️🤖 ao lado do intertítulo, conforme regras da newsletter.
🕵️🌍 Leia agenteINFORMA no Terra.
MARIA
⚖️ STF lança IA redatora
O Supremo Tribunal Federal (STF) apresentou nesta segunda-feira (16) a MARIA (Módulo de Apoio para Redação com Inteligência Artificial), IA generativa que promete agilizar a elaboração de documentos e análises e inaugura o uso de deste tipo de tecnologia na corte.
MARIA é capaz de criar conteúdos como resumos e relatórios a partir de dados existentes e nesta fase inicial terá como funções a elaboração de resumos de votos; resumos de informações de recursos extraordinários e agravos; e organização de respostas para orientações jurídicas. Como deve ser, os textos produzidos pela MARIA são revisados no sistema STF-Digital, garantindo supervisão humana.
📎 Leia mais.
Leia também na agenteGPT: 👨✈️ Pioneiro no uso de IA, TJSC adota Copilot
ASPAS
💡 Busca por equilíbrio
“Uma regulação excessivamente rígida pode inibir a inovação, enquanto uma regulação muito flexível pode ser ineficaz. Encontrar o ponto de equilíbrio é fundamental para fomentar inovação sem comprometer os direitos e garantias sociais”.
Dora Kaufan, pesquisadora e especialista em Inteligência Artificial, em artigo na Época Negócios sobre a aprovação no Senado (no dia 10) do PL que regulamenta a IA no Brasil. Agora, o projeto segue para aprovação da Câmara dos Deputados.
📎 Saiba mais sobre a aprovação do PL.
MEUS GPTs
GPTs ⚡ agenteINFORMA
Acesse e confira: linktr.ee/gpts.agenteinforma
IMPORTANTE
: Lembrando que os usuários da versão grátis podem degustar com limitações os GPTs da GPT Store. Saiba mais.
✨ AVISO
Feliz Natal e um 2025 especial para todos
Como no ano passado, farei uma pausa nas edições regulares da agenteGPT entre o Natal e o Ano Novo, retornando no dia 7 de janeiro. Mas nos dias 24 e 31 os assinantes receberão edições especiais.
Quero agradecer a todos os assinantes (chegamos a 900!) e a todos os que estão nos grupos de WhatsApp tanto da newsletter quanto das oficinas e palestras que ministrei ao longo do ano e que curtem e comentam as edições da agenteGPT. Um agradecimento especial, claro, aos assinantes pagantes pelo apoio e incentivo [se gosta do meu conteúdo e curadoria, que tal você se tornar um e apoiar a newsletter?] .
2025 darei continuidade ao trabalho e com novidades. Aguardem.
Muito obrigado por 2024. E fica aqui minha mensagem em forma de música, com letra escrita por mim e música gerado pela IA Suno: “Lembra, é Natal”.
🎅 O Natal como inspiração.
💬 Consultoria, treinamento e monitoramento
Na página do monitorGPT no site da agenteINFORMA, você encontra as informações a contratação do serviço de construção de GPTs customizados.
agenteGPT no WhatsApp
Compartilhe sua experiência com o ChatGPT. Participe do grupo agenteGPT no WhatsApp, aberto para interação.
❤️ Siga no Instagram
🦋 Siga no BlueSky
Ainda não é assinante da newsletter?
Até a próxima edição.
📰 Sobre agenteGPT | 💖 Dê seu apoio | 🗂️ Arquivo | 📞 Fale com o editor |