0092 - Guia para começar a usar a função Projetos no ChatGPT
Com um mês de lançamento, a funcionalidade Projetos tem se revelado um apoio de grande utilidade para os usuários do ChatGPT. Exemplos de uso estão sendo compartilhados e reforçam a capacidade da [ainda] novidade tornar a rotina mais organizada e dinâmica.
Projetos foi um dos destaques no texto de balanço e perspectivas que publiquei no dia 31, onde escrevi que acredito no potencial da função para impactar positivamente na experiência de uso do ChatGPT. Pensando nisso, nesta edição volto ao tema e apresento um guia prática para começar a usar Projetos no seu dia a dia. Que tal?
Entenda a função Projetos
A funcionalidade Projetos foi criada para facilitar a organização de ideias, tarefas e interações. Se você já se viu perdido entre as muitas interações com a IA ou precisou retomar um assunto sem o contexto necessário, vai entender como essa funcionalidade pode simplificar sua rotina.
Com ela, é possível centralizar documentos, prompts e resultados relacionados a um objetivo específico em um único espaço, promovendo um uso mais estruturado e eficiente da ferramenta.
A ideia é simples:
Criar uma “hub” dentro do ChatGPT para cada tema ou tarefa, onde todo o conteúdo relacionado fica agrupado. Seja para planejar um evento, organizar materiais de estudo ou gerenciar projetos profissionais, o recurso permite que você mantenha tudo em ordem.
Isso gera benefícios no dia a dia como, por exemplo, organizar o fluxo de trabalho, e melhorar o acompanhamento, especialmente em tarefas que exigem continuidade, o que favorece atividades como:
Planejamento estratégico: Um espaço único para definir metas, estruturar ações e documentar avanços.
Gestão de conteúdo: Reúna referências, rascunhos e resultados em um único lugar.
Educação e aprendizado: Estruture materiais de estudo e acompanhe o progresso em temas complexos.
Exemplos na prática
O perfil da ChatGPT for Education no LinkedIn compartilhou exemplos de como a funcionalidade Projetos tem sido utilizada por professores:
Planejamento de aulas: Professores podem organizar notas, ideias de atividades e materiais didáticos em um único projeto.
Pesquisa colaborativa: Estudantes e acadêmicos estruturam hipóteses, coletam dados e discutem resultados de maneira eficiente.
Organização de eventos: De ideias iniciais a listas logísticas, tudo pode ser integrado e acessado facilmente.
No meu caso, a funcionalidade está ajudando a estruturar, por exemplo, a rotina de desenvolvimento e de atualização da minha nova newsletter . Também estou usando para organizar pesquisas e tarefas de aprimoramento de prompts e de GPTs personalizados.
Ainda estou no aguarda de atualizações [por exemplo, Projetos não libera a interação com GPTs customizados e não permite compartilhar com outros usuários]. Mas a experiência tem mostrado que a produtividade ganha um novo significado quando a bagunça do histórico das interações dá lugar à organização. E somado a isso, tenho também resgatado conversas mais antigas e, sempre que a configuração permite, as envio para alguns dos meus Projetos.
Passo a passo para criar seu Projeto no ChatGPT
Para você que tem a assinatura plus do ChatGPT, confira o passo a passo para usar Projetos.
Acesse Projetos no menu do ChatGPT e clique no botão “+”.
Na janela aberta, coloque o nome do seu projeto.
Logo depois, será aberta a página do projeto com os campos “Adicionar arquivos” e “Adicionar instruções”. É recomendado realizar essas ações antes de iniciar as interações.
A exemplo dos GPTs customizados, esses dois campos servem para fornecer referências e personalizar a interação com base nos objetivos do projeto criado.
Em arquivos, adicione documentos, arquivos de código, imagens e outros, que poderão ser acessados durante as conversa dentro do projeto.
Em instruções, o usuário pode pedir ao ChatGPT para se concentrar em determinados tópicos ou usar um determinado tom ou formato para as respostas.
Os dois campos podem ser atualizado com novos arquivos e mais instruções.
Finalizada a customização, o projeto está pronto para ser usado.
Ao iniciar as interações, elas ficaram apenas dentro do projeto criado e não aparecem no histórico.
Se você ainda não experimentou, fica a sugestão: acesse Projetos e veja como a funcionalidade pode turbinar sua rotina. Depois me diga o que achou, combinado?
📎 Assista ao vídeo de apresentação de Projetos durante a ação “12 dias de OpenAI”, em dezembro.
Dê seu apoio para mais conteúdo
A agenteGPT conta com a opção de assinatura paga da newsletter [apenas R$ 10,00 mês ou assinatura anual com desconto] no modelo não-obrigatório. Ou seja, você ainda consegue acessar o conteúdo gratuitamente, mas quem dá seu apoio financeiro, além do incentivo extra para que eu continue produzindo a newsletter, terá acesso ao arquivo completo da agenteGPT e receberá conteúdos exclusivos com foco em dicas para melhor uso de ferramentas como ChatGPT e Gemini.
Acesse e assine.
NOVIDADE
🛠️ Mudanças na personalização do ChatGPT
Alguns usuários já havia destacado essa novidade, mas agora parece estar sendo propagada para toda a base de assinantes. A área de personalização da conta no ChatGPT, que fica ali no menu clicando na foto, mudou. Ou melhor, foi atualizada para que o usuário torne a interação mais de acordo com suas necessidades, tarefas e expectativas.
Veja como era e como é agora:
ANTES
O que você gostaria que o ChatGPT soubesse sobre você (ou seu negócio)?
Como o ChatGPT deveria responder?
AGORA
Como o ChatGPT deveria chamar você?
O que você faz?
Que características o ChatGPT deve ter?
Com as sugestões: conversador, perspicaz, opiniões fortes, superdireto, Geração Z, encorajador, cético, tradicional e visionário
Algo mais que o ChatGPT deveria saber sobre você?
Inclui ainda a opção Avançado onde aparece a lista de recursos ou ferramentas do ChatGPT que o usuário deve utilizar: Busca na Web, DALL·E, Código e Lousa (ou Canvas).
O que achou da atualização?
CES 2025
📺✨ IA no centro das inovações
Aconteceu entre os dias 7 e 10, em Las Vegas, o Consumer Electronics Show (CES) 2025, maior feira de tecnologia do mundo com mais de 4.800 expositores de diferentes países. E a Inteligência Artificial esteve no centro das inovações das principais fabricantes de aparelhos de TVs.
Foi o caso da Samsung que apresentou uma linha de televisores com funcionalidades de inteligência artificial, a partir da integração com a IA generativa da Microsoft, o Copilot, como o recurso “Click to Search”, que permite buscar, via botão no controle remoto, informações adicionais sobre conteúdos exibidos.
Veja mais na newsletter .
MESMO LADO
👨🦳 Papa Francisco
Papa alerta sobre IA e notícias falsas que visam ‘manipular consciências’ [CartaCapital]
👩 Anitta
Anitta critica uso da Inteligência Artificial e discute com versão dela mesma [CNN Brasil]
MERCADO DE TRABALHO
🙋♂️🤖 Alta demanda por IA
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do FMI indicam que até 2030, 40% dos empregos podem ser afetados globalmente pelo avanço da Inteligência Artificial.
Profissões como operadores de telemarketing, tradutores, motoristas e analistas de crédito estão entre as mais impactadas. Por outro lado, áreas como engenharia civil e matemática devem sofrer menos alterações.
Segundo reportagens do G1 e da CNN Brasil, especialistas em IA, aprendizado de máquina e áreas correlatas têm alta demanda, com salários que podem ultrapassar R$ 21 mil.
Empresas priorizam a contratação de profissionais com habilidades em IA, buscando maior produtividade, o que ressalta a importância da qualificação em habilidades como criatividade, comunicação e liderança para complementar o avanço tecnológico.
Texto editado por agenteGPT a partir de resumo gerado do ChatGPT, identificado pelo uso dos emojis 🙋♂️🤖 ao lado do título, conforme regras da newsletter.
ASPAS
🤦♂️ Decisões ruins
“Eu trabalho com IA há 15 anos. Mas levou muito tempo para eu conseguir que líderes empresariais se interessassem pela tecnologia, porque eles não sentiam um senso de urgência. Quando parece não haver pressa, é comum que o CEO decida esperar. Daí, em algum momento, percebe que demorou demais e terá que tomar decisões sob pressão. E acabam sendo decisões ruins. Isso acontece o tempo todo”.
Amy Webb, futurista, em entrevista à revista Época Negócios.
DEPOIMENTO
📝 Por que assinei o ChatGPT Plus?
“Assinei o ChatGPT Plus porque, como jornalista e publicitário, precisava de um ‘estagiário’ que não pedisse café, mas servisse ideias. Entre memes criativos, planejamentos e questionamentos existenciais às 3 da manhã, percebi que a IA pode ser parceira incansável, mas com um toque a mais de velocidade e eficiência. Resolvi entrar na versão turbo de produtividade para descomplicar a vida (e salvar uns neurônios)”.
Gastão Cassel, jornalista e publicitário, dono da Quórum Comunicação e autor do livro “Softwares Livres para Jornalistas e Profissionais de Comunicação” [baixe grátis], um guia para ajudar profissionais a encontrarem soluções acessíveis e eficazes para suas necessidades.
VILÃ
🍿 Medo…
Está disponível no streaming Max desde o dia 10, “Diabólica” [no original, “Afraid”] e pelos cartazes já dá para perceber que não houve um esforço de esconder quem é a vilã [ou a assinante do trabalho sujo] desse terror psicológico que gira em torno de uma família aparentemente perfeita, mas com segredos sombrios. A trama envolve vigilância, manipulação e crimes, com uma mãe controladora no centro da história.
Diz a sinopse:
A família de Curtis é selecionada para testar um novo dispositivo doméstico: um assistente digital chamado AIA. AIA aprende os comportamentos da família e começa a antecipar suas necessidades. E ela pode garantir que nada - e ninguém - fique no caminho de sua família.
Assista ao trailer [por sua conta e risco…].
MEUS GPTs
GPTs ⚡ agenteINFORMA
Acesse e confira: linktr.ee/gpts.agenteinforma
IMPORTANTE
: Lembrando que os usuários da versão grátis podem degustar com limitações os GPTs da GPT Store. Saiba mais.
💬 Consultoria, treinamento e monitoramento
Na página do monitorGPT no site da agenteINFORMA, você encontra as informações a contratação do serviço de construção de GPTs customizados.
EXPEDIENTE
agenteGPT no WhatsApp
Compartilhe sua experiência com o ChatGPT. Participe do grupo agenteGPT no WhatsApp, aberto para interação.
❤️ Siga no Instagram
🦋 Siga no BlueSky
Ainda não é assinante da newsletter?
Até a próxima edição.
📰 Sobre agenteGPT | 💖 Dê seu apoio | 🗂️ Arquivo | 📞 Fale com o editor |