0095 - DeepSeek não sai das manchetes e OpenAI acelera anúncios de novidades
Enquanto, de um lado, o DeepSeek não sai das manchetes, do outro, a OpenAI parece ter pisado no acelerador das novidades para retomar o protagonismo do mercado de Inteligência Artificial.
Não acredito que seja coincidência nem só impressão de quem acompanha os passos da empresa criadora do ChatGPT. Realmente, a chegada do DeepSeek está influenciando os movimentos da OpenAI e os anúncios feitos pela OpenAI ao longo da última semana deixam isso claro. Confira!
Atualização do GPT-4o
No último dia 29, a OpenAI anunciou um pacote de melhorias e atualizações no modelo GPT-4o:
Informações mais recentes: O GPT-4o foi atualizado com dados até junho de 2024. Isso significa que ele agora possui conhecimento mais atual, podendo fornecer respostas mais precisas sobre eventos e tendências recentes.
Melhor compreensão de imagens: O modelo aprimorou sua capacidade de entender e analisar imagens, como diagramas e gráficos. Agora, ele interpreta melhor as relações espaciais e pode fornecer insights mais detalhados sobre conteúdos visuais.
Avanços em matemática, ciências e programação: A OpenAI anunciou melhorias nas habilidades do GPT-4o nessas áreas, permitindo que a IA resolva problemas mais complexos e forneça respostas mais precisas em tópicos técnicos.
📎 Leia mais.
Lançamento do modelo o3-mini
Já no dia 31, a OpenAI lançou o o3-mini, “versão mais compacta e eficiente” de seu modelo o3, projetado para ser mais rápido e econômico, mantendo a capacidade de realizar tarefas complexas de raciocínio, como resolver problemas matemáticos, escrever códigos de programação e analisar questões científicas.
O o3-mini está disponível gratuitamente para todos os usuários do ChatGPT, embora com algumas limitações de uso para aqueles que utilizam a versão gratuita. Usuários dos planos pagos têm acesso a mais recursos e menos restrições.
Nesta segunda-feira (3), ao entrar no ChatGPT, os usuários receberam a mensagem abaixo.
📎 Leia mais.
Deep Research, um novo agente autônomo
E no domingo (2) [DOMINGO!!!], a OpenAI fez uma live para anunciar o Deep Reasearch, seu novo agente autônomo [o lançamento do primeiro, Operator, foi ofuscado pelo DeepSeek].
Deep Research foi projetado para realizar pesquisas complexas de forma autônoma, navegando na internet, coletando e analisando informações de diversas fontes, como textos, imagens e PDFs. Após esse processo, o Deep Research gera relatórios abrangentes que sintetizam os dados encontrados, economizando tempo e esforço para os usuários.
Para utilizar o Deep Research, os usuários inserem uma consulta no ChatGPT, que então executa uma pesquisa detalhada, analisando múltiplas fontes e gerando um relatório completo com citações. O tempo para completar cada tarefa varia de 5 a 30 minutos, dependendo da complexidade da consulta
Atualmente, o Deep Research está disponível para usuários Pro do ChatGPT nos Estados Unidos, com planos de expansão para outros planos pagos e regiões no futuro.
📎 Leia mais.
Dê seu apoio para mais conteúdo
A agenteGPT conta com a opção de assinatura paga da newsletter [apenas R$ 10,00 mês ou assinatura anual com desconto] no modelo não-obrigatório. Ou seja, você ainda consegue acessar o conteúdo gratuitamente, mas quem dá seu apoio financeiro, além do incentivo extra para que eu continue produzindo a newsletter, terá acesso ao arquivo completo da agenteGPT e receberá conteúdos exclusivos com foco em dicas para melhor uso de ferramentas como ChatGPT e Gemini.
Acesse e assine.
DeepSeek nas manchetes
Passado o alvoroço inicial do lançamento, o DeepSeek se mantém no radar da mídia e sendo abordado sob pontos de vista intrigantes e até curiosos como indicam as manchetes “A misteriosa força por trás do DeepSeek que fez a Nvidia tremer” e “Você está errado sobre o DeepSeek”.
Mas também deu ruim para o DeepSeek na Itália:
🙋♂️🤖 Blocco all'italiana
Assim como fez com o ChatGPT em março de 2023, a Autoridade de Proteção de Dados da Itália (Garante) bloqueou o aplicativo do DeepSeek devido a preocupações com a proteção de dados dos usuários italianos. A decisão foi tomada após a empresa responsável não fornecer informações adequadas sobre a coleta, armazenamento e uso de dados pessoais, incluindo se esses dados são armazenados na China.
Além disso, a DeepSeek alegou não operar na Itália e não estar sujeita à legislação europeia, apesar de seu aplicativo ter sido amplamente baixado globalmente. Em resposta, o Garante iniciou uma investigação e ordenou o bloqueio imediato do aplicativo no país.
📎 Leia mais.
Texto editado por agenteGPT a partir de resumo gerado do ChatGPT, identificado pelo uso dos emojis 🙋♂️🤖 ao lado do título, conforme regras da newsletter.
“DeepSeek desafia gigantes e acelera a disputa no mercado de IA”
Na última sexta-feira (31), publiquei um artigo no Portal Making Of, aqui de Florianópolis, com o título acima, destacando que não é a primeira vez que aparece um rival para a OpenAI, mas que desta vez o competidor era diferente: o DeepSeek joga “em outro campo: custos menores de treinamento da IA, sem perda na eficiência e qualidade das interações já na versão gratuita”.
Também escrevi que contou a favor do IA chinesa o fato de que “o segmento de inteligência artificial era ‘sacudido’ pela disputa entre quem apresentava as melhores e o maior número de novidades e atualizações, e que a OpenAI, dona do ChatGPT, que já se diferencia pelos GPTs customizados, estava surfando essa onda”.
ASPAS
🐋 O Brasil e a baleia
“O DeepSeek mostrou que é possível obter resultados equivalentes aos do ChatGPT com menos recursos, e isso é muito importante nesse momento. O aspecto mais importante dessa nova tecnologia é mostrar que o volume de recursos necessário para competir em IA não é inalcançável para países como o nosso”.
Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao comentar a chegada do DeepSeek. Para ela, a IA prova que países emergentes podem competir no mercado de IA sem depender de investimentos bilionários e também daria visibilidade para o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), apresentada pelo MCTI, com previsão de investimentos de R$ 23 bilhões até 2028.
📎 Leia mais.
QUEM FICA PARADO É POSTE
Google atualiza Gemini
O Google também está em movimento e anunciou a chegada do Gemini 2.0, projetada para oferecer maior desempenho com respostas mais rápidas e maior precisão em diversas tarefas. Disponível para todos os usuários [gratuitos e pagantes], o modelo aprimorado promete melhorar experiências de aprendizado, escrita e brainstorming.
Leia também: As apostas são altas
IA E MÚSICA
Ciranda…
Semana passada, Paul McCartney estava nas manchetes por causa do pedido ao governo britânico para proteger os artistas da inteligência artificial (IA).
Domingo (2), os Beatles venceram o Grammy de Melhor Performance de Rock com “Now and then”, música produzida com apoio essencial de IA a partir de uma gravação em fita-cassete de John Lennon.
Leia também: 🎶🎸 With a little help…
GUIA
🔍 Uso ético da IA na pesquisa científica
Diante do avanço acelerado da Inteligência Artificial generativa, um grupo de pesquisadores apresenta um guia prático para orientar seu uso responsável na academia. Lançado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom) escrito por Rafael Cardoso Sampaio, Marcelo Sabbatini e Ricardo Limongi, o material busca “desmistificar o hype em torno da tecnologia e destacar suas limitações, como vieses e riscos à integridade acadêmica”.
A proposta é destacar a IA como uma ferramenta complementar, sem substituir humanos na produção do conhecimento. Além de discutir os princípios éticos, o guia estabelece diretrizes práticas para pesquisadores e instituições científicas, com um olhar atento ao cenário brasileiro. Mais do que um manual, a obra faz um chamado à colaboração para o desenvolvimento soberano da IA no país.
⬇️ Baixe grátis.
MEUS GPTs
GPTs ⚡ agenteINFORMA
Acesse e confira: linktr.ee/gpts.agenteinforma
IMPORTANTE
: Lembrando que os usuários da versão grátis podem degustar com limitações os GPTs da GPT Store. Saiba mais.
💬 Consultoria, treinamento e monitoramento
Na página do monitorGPT no site da agenteINFORMA, você encontra as informações a contratação do serviço de construção de GPTs customizados.
EXPEDIENTE
agenteGPT no WhatsApp
Compartilhe sua experiência com o ChatGPT. Participe do grupo agenteGPT no WhatsApp, aberto para interação.
❤️ Siga no Instagram
🦋 Siga no BlueSky
Ainda não é assinante da newsletter?
Até a próxima edição.
📰 Sobre agenteGPT | 💖 Dê seu apoio | 🗂️ Arquivo | 📞 Fale com o editor |